Viagem com Motorhome!

A Viagem com Motorhome te permite encostar o veículo aonde você quiser e poder preparar aquela comidinha caseira, ir ao banheiro, dormir numa cama confortável e até tomar banho, mas depende do modelo. Viajar é muito bom e curtir o trajeto dentro da “sua casa” deixa tudo mais interessante.

Há motorhome de luxo, mas também há modelos mais econômicos e compactos como a van motorhome e até os trailers motorhome que são engatados no seu carro. Os preços variam muito, tendo alguns modelos que custam bem mais que uma casa.

Existe na internet algumas pessoas ensinando como você mesmo pode economizar muito e transformar o seu veículo em um motorhome, mas fique atento as exigências do DETRAN. Se você é adepto do DIY, a construção do seu motorhome certamente será um hobby e uma aventura. Tem até um material ensinando como construir a sua Kombi Home Artesanal, ou seja tem mapas elétrico e hidraúlico, medida de móveis e dicas de mecânica.

O legal é que você pode encontrar motorhome a venda ou alugar.

E aqui você já precisa refletir sobre o quanto você desejar viajar dessa forma. Se você nunca viajou de motorhome, antes de sair comprando um, é interessante fazer uma viagem com um alugado, dessa forma irá descobrir se essa é realmente a sua praia. Na internet há muitas empresas oferecendo o aluguel de motorhomes. Existe um Ebook Guia com várias dicas sobre motorhome.

Se você nunca analisou um projeto completo de viagem com motorhome, certamente é legal ler um pouquinho mais sobre o assunto. O Guia MotorHome tem um passo a passo de como lidar com os reservatórios de água e esgoto. Além disso traz lista de compras, dicas para o planejamento do roteiro, quais os melhores aplicativos para quem viaja de motorhome e muito mais. Vale apena também dar uma olhadinha nos modelos e as estruturas internas. Os fabricados pela Santo Inácio Motorhomes tem um acabamento incrível e grandes ideias de aproveitamento do espaço. No entanto os valores são equivalentes ao preço de alguns imóveis.

Minha CNH me permite que eu faça uma viagem com motorhome?

Há muitos modelos de motorhome que você pode dirigir com a habilitação de carro de passeio, categoria B. No entanto, alguns modelos exigem outra categoria de CNH. Existem modelos espaçosos e até com base em pequenos caminhões que você pode dirigir, ou seja sem ter que se preocupar com custos extras de alterações na CNH. Certamente você precisa conferir se o modelo escolhido permite a direção com a sua categoria de CNH antes de decidir comprar ou alugar.

Vantagens

Além do fato de você ter o seu espaço privativo, é um conforto ter acesso aos seus itens pessoais durante o caminho. Você tem mais liberdade, consegue ajustar e alterar o seu roteiro de acordo com as suas vontades, mudanças climáticas, trânsito, vizinhos inconvenientes e etc.

Economiza tempo e reduz o desgaste que teria em rodoviárias e aeroportos. Você pode levar seus amigos e família de forma mais econômica. As refeições podem fazer uma grande diferença no orçamento da viagem, já que você pode preparar na sua casa sobre rodas.

Algumas empresas que alugam motorhomes possuem sistemas de rastreamento via satélite, te oferecem apoio e informações extras para uma viagem mais segura.

Desvantagens

Você precisa ficar atento com as questões de segurança, pois nem todos os lugares são seguros para ficar dentro de um motorhome parado. Há viajantes experientes em motorhomes que recomendam passar o pernoite em camping, estacionamentos privativos que permitam o pernoite e em postos de combustíveis. No entanto, os postos podem ser um pouco barulhentos. Eles também falam que evitam as cidades grandes e buscam passar as noites em cidades pequenas, pois acreditam que é mais seguro assim.

Se você planeja pernoitar em camping, é importante você verificar se o período é de alta temporada e se é necessário fazer uma reserva antecipada, pois em algumas épocas eles ficam lotados, tornando inviável acomodação de última hora. Durante a baixa temporada alguns campings ficam fechados, sendo assim verifique antes de pegar a estrada.

Você vai precisar economizar água, pois o volume que é transportado é pequeno. Também terá algumas restrições quanto a energia elétrica, por outro lado oferece um pouco mais de conforto se tiver placas solares ou dinheiro suficiente para manter um gerador. Outro fator que é um pouco inconveniente é o descarte de resíduos no Brasil, diferentemente de outros países, pois há poucos lugares estruturados e preparados para isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *